A relevância e eficiência das técnicas realizadas pela Radiologia de Intervenção no tratamento dos tumores hepáticos
Resumo
Objetivo: Compilar estudos estruturais que suportem e comprovem a eficiência que a Radiologia de Intervenção assume no tratamento dos tumores hepáticos, como uma técnica minimamente invasiva, altamente diferenciada, reduzindo a necessidade de tratamento cirúrgico com uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Materiais e Métodos: O método a utilizar será o mnemônico PCC, sendo o P- a população alvo, o C- o contexto e o outro C- o conceito, que orientarão a pergunta da revisão. E será aplicado como referência o guia para relatórios de revisão PRISMA-ScR, alinhada ao guia do Instituto Joanna Briggs, constituindo instrumento fundamental para a transparência e confiabilidade deste tipo de revisão.
Resultados: Pela análise da literatura estudada existem ainda várias lacunas. Encontram-se na literatura Guidelines de boas práticas, no que toca ao diagnóstico e terapêutica pela Radiologia de Intervenção nos tumores hepáticos, apenas seria de realçar e aprimorar os documentos na literatura, para comprovar e suportar todas estas técnicas, enriquecendo ainda mais a comunidade científica.
Conclusão: A Radiologia de Intervenção é uma subespecialidade caracterizada pela tecnologia e modernização, focada em diagnósticos e tratamentos de última geração. Porém, ainda existe muito para explorar nesta especialidade e demonstrá-la cientificamente.
Direitos de Autor (c) 2023 ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.