Avaliação da Qualidade e Densidade da Cortiça – Um Estudo Piloto com Tomografia Computorizada
Resumo
A cortiça é uma matéria-prima natural, renovável e sustentável, utilizada há muitos séculos. Os produtos obtidos a partir da casca da cortiça representam um importante recurso económico para vários países. O controle de qualidade é realizado em diversas etapas, porém, a maioria desses controlos são verificações visuais realizadas por pessoas experientes. O controlo de qualidade das rolhas de cortiça é obrigatório para garantir a perfeita conservação do vinho. A cortiça possui propriedades específicas que conferem um grande potencial para novas aplicações, pelo que a utilização de novas tecnologias para avaliar a qualidade da cortiça é inevitável.
O objetivo deste estudo é obter um método de controlo de qualidade da cortiça mais consistente, eficaz e fiável. Diversas amostras de qualidade pré-definida foram analisadas utilizando um equipamento de tomografia computadorizada (General Electric GE LightSpeed 16 Slice) para avaliação de densidade e qualidade utilizando protocolo específico adaptado para baixas densidades e elevado contraste.
As curvas de densidade de distribuição assumem uma distribuição normal nas amostras com maior pureza. Descobrimos também que a distribuição de amplitude também é um critério chave para classificação. Quanto menor a amplitude, mais homogêneo é o material. Isto estabelece uma relação diretamente proporcional ao grau de pureza da cortiça. Ao contrário das amostras com coeficientes de atenuação linear com maior distribuição média e maiores amplitudes que revelam maior heterogeneidade do material. Através da utilização de tomografia computadorizada com protocolo otimizado, a qualidade da cortiça foi avaliada com resultados satisfatórios abrindo uma nova porta para novas técnicas de avaliação da qualidade. Este método tem-se revelado promissor e assertivo na escolha de amostras de cortiça, no entanto carece de mais estudos, para certificar a consistência do método e desenvolvê-lo.
Direitos de Autor (c) 2024 ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.