Aneurisma Visceral no Contexto de Síndrome de Dunbar: Relato de Caso Clínico e Revisão da Literatura

  • Pedro Pinto Hospital de São João, Porto, Portugal
Palavras-chave: Síndrome de Dunbar, Aneurisma visceral, Embolização, Artéria pancreatoduodenal, Angiografia, Radiologia de Intervenção

Resumo

A Síndrome de Dunbar (SD), ou síndrome do ligamento arqueado mediano, corresponde à compressão extrínseca do tronco celíaco por esta estrutura diafragmática, podendo originar circulação colateral hipertensa entre a artéria mesentérica superior e o território celíaco¹. Esta adaptação hemodinâmica favorece a formação de aneurismas, especialmente nas artérias pancreatoduodenais²⁻³. Apresenta-se o caso clínico de uma doente de 56 anos com dor abdominal e hematoma retroperitoneal identificado por tomografia computorizada, revelando aneurisma da Artéria Pancreato-duodenal (APD) póstero-inferior e oclusão do tronco celíaco. A doente foi submetida a embolização endovascular com sucesso técnico, recuperação clínica completa e preservação da perfusão hepatoesplénica⁶. Este caso ilustra a importância do diagnóstico imagiológico, da compreensão anatómico-fisiopatológica e da intervenção radiológica minimamente invasiva na abordagem multidisciplinar de aneurismas viscerais associados à SD.

Biografia Autor

Pedro Pinto, Hospital de São João, Porto, Portugal

Licenciado pela ESTES Porto, exerço funções no Centro Hospitalar de São João desde 1997, na Unidade de Radiologia de Intervenção, com vasta experiência nas áreas de Neurorradiologia, Radiologia e Cirurgia Vascular de Intervenção. Desde janeiro de 2025, atuo como sub-coordenador de Radiologia nesta unidade. Sou também detentor de um MBA em Gestão e Administração de Serviços de Saúde e, atualmente, frequento um Curso de Especialização em Radiologia Vascular Intervencionista.

Publicado
2026-07-22