Papel da Imagem Médica no diagnóstico de pneumonia por COVID-19

  • Sara Silva Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Catarina Oliveira Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Elisabete Camelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Raquel Lamas Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Tiago Araújo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Alda Pinto Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Palavras-chave: Pneumonia, COVID-19, Imagem médica, Diagnóstico, Radiografia do tórax, Tomografia Computorizada

Resumo

Este estudo constitui uma revisão bibliográfica e tem como objetivo demostrar o valor da imagem médica no diagnóstico de COVID-19, apresentando características imagiológicas particulares da pneumonia sugestivas de infeção pelo novo coronavírus ou outra causa.
SARS-CoV-2 é um novo vírus de origem desconhecida que surge na China em dezembro de 2019. O diagnóstico é feito através da técnica laboratorial Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction (RT-PCR). Os exames de imagem desempenham um papel fundamental no diagnóstico, monitorização e avaliação da extensão das lesões associadas à pneumonia por COVID-19. A radiografia do tórax apresenta baixa sensibilidade e especificidade no diagnóstico de COVID-19 enquanto que, a tomografia computorizada (TC), apresenta alta sensibilidade na deteção de lesões pulmonares, mas baixa especificidade.
Imagiologicamente, esta patologia segue um padrão característico semelhante ao de outras pneumonias virais. No entanto, reconhecendo o valor da imagem médica no diagnóstico de pneumonia por COVID-19, o teste laboratorial RT-PCR continua a ser o mais fidedigno.

Publicado
2020-06-18
Secção
Artigos Científicos