Otimização de procedimentos em TC; um olhar retrospetivo em tempo de SARS-CoV-2 / 2019-nCoV

  • Rosa Ramos Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra / Centro Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade Coimbra https://orcid.org/0000-0002-7041-2110
  • Maria J. Costa Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Clarinda Cruz Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Aniano Cirilo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Teresa Cavaleiro Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Marisa Figueiredo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Teresa Rodrigues Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Sandra Abrunheiro Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Susana Carvalho Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Isabel Cunha Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Alda Pinto Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Palavras-chave: SARS-CoV-2 / 2019-nCoV, COVID-19, Técnico de Radiologia, Otimização, Procedimentos em Tomografia Computorizada

Resumo

A SARS-CoV-2/2019-nCoV (COVID-19), foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia internacional, no dia 11 de março de 2020. Este trabalho tem como objetivo a partilha de procedimentos e boas práticas em TC, adotadas no contexto de um protocolo COVID-19 estabelecido no Serviço de Imagem Médica (SIM) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - polo Hospitais da Universidade de Coinbra (HUC), bem como a caracterização da amostra dos pacientes avaliados como suspeitos da COVID-19.
Efetuou-se um estudo retrospetivo dos exames de TC realizados durante os meses de março e abril de 2020, para os quais foi accionado o protocolo. Após análise verificámos que 70% dos indivíduos realizaram exame entre as 18h e as 00h. No total da amostra, a percentagem de indivíduos do sexo masculino foi superior ao do sexo feminino, distribuindo-se os indivíduos pela faixa etária entre os cinquenta e oitenta anos de idade, em que o exame mais realizado foi a TC crânio encefálica.
Sendo o Hospital Geral (HG) a estrutura assistencial dedicada ao SARS-CoV-2 / 2019-nCoV (COVID-19) e o polo HUC a estrutura de assistência à urgência geral, verificou-se uma redução global da sua atividade e consequente diminuição do número de exames realizados, relacionada com a fase epidemiológica. Apesar destas circunstâncias, verificámos que o número de exames de TC realizados aumentou com a procura dos serviços de urgência, não conseguindo estabelecer relação com a pandemia, uma vez que 90% dos exames realizados se relacionavam com doença não COVID-19. O envolvimento de toda a equipa dos Técnicos de Radiologia contribuiu para harmonização e otimização de procedimentos, minimizando riscos e garantindo a segurança de pacientes e profissionais.

Publicado
2020-06-18
Secção
Artigos Científicos