A Proteção Radiológica na Contenção de Aerossóis Gerados pelo Utente em Procedimentos Endovasculares Cerebrais
Resumo
No contexto da pandemia COVID-19, surgiu a necessidade de promoção da contenção de aerossóis gerados pelo utente de Via Verde Acidente Vascular Cerebral (AVC), sujeito a terapêutica endovascular cerebral. Deste modo, fez-se recurso a um suporte em acrílico para suspensão de plástico de contenção de aerossóis. Neste enquadramento, pretende-se contribuir para a segurança dos profissionais de saúde, garantindo a otimização da técnica e proteção radiológica na Angiografia.
A utilização pontual do mencionado suporte em acrílico despoletou a análise dos valores relacionados com a exposição radiológica, para além da rejeição da imagem radiológica obtida, por comprometimento da avaliação da circulação periférica.
Com a interface do suporte de acrílico, os parâmetros de exposição no que se refere à intensidade de corrente elétrica (I) (mA.s) teve um acréscimo de 32,43 %, o produto dose área (DAP) (Gy.cm²) um aumento de 18,96 % e o Air Kerma (mGy) um acréscimo de 18,32 %.
Deste modo, a utilização do referido suporte de acrílico não é recomendada pelo comprometimento da qualidade da imagem radiológica e pelo aumento significativo da exposição radiológica para o Utente e para os profissionais de saúde expostos.