Literacia Radiológica: o que se sabe e qual a importância?

  • Beatriz Barros Imagens Médicas Integradas (IMI)-AFFIDEA / Escola Nacional de Saúde Pública
Palavras-chave: Radiologia, Literacia em Saúde, Literacia Radiológica, Radiações ionizantes, Radiação X

Resumo

Com o aumento da realização de exames radiológicos e o consequente incremento da exposição dos utentes às radiações-X, surge igualmente uma acrescida probabilidade de efeitos sobre a Saúde. Nesse contexto, o tema da literacia radiológica tem vindo a ganhar importância, pois só se previne o que se conhece.
O estudo da Literacia em Saúde, nomeadamente em Radiologia permite, por um lado, que se percebam as lacunas existentes e, por outro, desenvolver um conjunto de medidas que favoreçam a perceção do risco e contribuam para a utilização de medidas de proteção radiológica. Sabe-se que uma maior e efetiva identificação dos procedimentos radiológicos que implicam exposição às radiações-X, dos níveis de dose associados e dos procedimentos de proteção contra as radiações permitem reduzir, entre outros, realização de exames redundantes e os consequentes níveis de dose a que os utentes são expostos.
Deste modo, foram identificados e analisados 13 artigos da bibliografia recente (últimos 10 anos), onde a maioria segue uma abordagem metodológica quantitativa e um segue uma metodologia mista.
Aspetos relacionados com a identificação de exames como a Mamografia, Densitometria Óssea e Tomografia Computorizada permitem evidenciar a existência de lacunas de conhecimento no público. Ao nível da dose, efeitos da radiação e medidas de proteção radiológica identifica-se igualmente níveis de desconhecimento relevantes.
Na análise qualitativa foi possível destacar que os utentes querem informação clara e simples sobre os procedimentos radiológicos de modo a aumentar os conhecimentos que detêm relativamente a esta área.
A existência de iniciativas que ajudem ao desenvolvimento e incremento dos níveis de Literacia Radiológica é cada vez mais importante e essencial para a redução coletiva do nível de dose de exposição às radiações-X.

Biografia Autor

Beatriz Barros, Imagens Médicas Integradas (IMI)-AFFIDEA / Escola Nacional de Saúde Pública
Publicado
2021-01-21
Secção
Artigos Científicos