Cultura da Qualidade dos Técnicos de Radiologia de um Centro Hospitalar De Lisboa

  • Ana Ferreira Coelho Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
  • Fábio Nogueira Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
  • Margarida Eiras Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Palavras-chave: Cultura da Qualidade, Técnico de Radiologia, Sistemas de Gestão da Qualidade, Serviço de Radiologia

Resumo

Num cenário de constante incerteza económica impõe-se a necessidade de melhorar a qualidade na prestação de cuidados de saúde. Para esse fim é impreterível definir procedimentos e mecanismos institucionalizados para monitorização, avaliação e correção, com vista à melhoria contínua, da mesma maneira que mecanismos de acompanhamento, avaliação e desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Qualidade, essenciais para acautelar que a prática da radiologia seja segura, precisa, otimizada e que garanta um atendimento ao paciente da mais alta qualidade, satisfazendo sempre os requisitos da política de cuidados de saúde e contendo os custos.
Um estudo de caso foi realizado com recurso à aplicação de um questionário, tendo como objetivo determinar se os Técnicos de Radiologia dos serviços de Imagiologia Geral e Imagiologia Neurológica, com um Sistema de Gestão da Qualidade implementado, possuem cultura da qualidade. A taxa de resposta dos Técnicos a este questionário foi de 84,7% (83/98).
Conclui-se que os Técnicos de Radiologia percebem a importância da qualidade e estão recetivos a novas ideias para a aumentar, contudo, demonstram uma preocupante escassez de conhecimento acerca dos conceitos básicos da qualidade. A cultura de qualidade destes profissionais demonstra lacunas que podem comprometer o sucesso do Sistema de Gestão da Qualidade dos seus serviços, sendo uma das principais causas a diminuta oferta de formações sobre qualidade a estes profissionais.

Publicado
2021-01-21
Secção
Artigos Científicos