COVID-19: A Guerra Invisível

  • Mónica José Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte / NUCLIRAD
  • Fernando Janeiro Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte / Associação Portuguesa de Enfermagem de Esclerose Múltipla

Biografias Autor

Mónica José, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte / NUCLIRAD

Técnica de Radiologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN); Mestre em Ressonância Magnética Fetal; Secretária da Direção da Associação NUCLIRAD; Estudante do Curso de Medicina Tradicional Chinesa; Formadora nas áreas de imagiologia, massagem e emergência pré-hospitalar; Terapeuta de massagem.
Além disto uma das suas grandes paixões é a escrita, tendo ganho um prémio de literatura em criança num concurso promovido pela Câmara Municipal do Seixal. Em 2012 publicou um livro: “Coração e a Razão” e este desafio de escrever um segundo livro, surgiu no contexto da COVID-19, na qual conviveu de perto e no terreno com esta pandemia.

Fernando Janeiro, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte / Associação Portuguesa de Enfermagem de Esclerose Múltipla

Ingressou na Força Aérea Portuguesa em 1987 levando já 33 anos de carreira no Serviço Nacional de Saúde com reconhecido trabalho no âmbito da desfibrilhação automática externa. Destacam-se 6 anos como formador na Escola do Serviço de Saúde Militar. Paralelamente desempenha funções de Enfermeiro no CHULN-Hospital Pulido Valente há 26 anos, atualmente na Unidade de Cuidados Anestésicos Pós Operatórios/Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos Respiratórios. Foi consultor na àrea da Esclerose Múltipla para várias empresas multinacionais das quais se destaca a TEVA Neuroscience. É sócio fundador da Associação Portuguesa de Enfermagem de Esclerose Múltipla. É formador na área da emergência pré-hospital tendo publicados artigos no âmbito do suporte básico de vida e desfribrilhação automática externa.

Publicado
2021-01-25
Secção
Sugestão de Leitura