Contributo para o estabelecimento de níveis de referência de diagnóstico em eletrofisiologia de intervenção: estudo de um centro em Portugal

  • Sara Videira Centro Hospitalar Universitário do Porto
  • José Manuel Pereira Centro Hospitalar Universitário do Porto / Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto
Palavras-chave: Eletrofisiologia de intervenção, NRD, Proteção radiológica

Resumo

A maioria dos procedimentos eletrofisiologia de intervenção necessitam de fluoroscopia expondo à radiação ionizante todos os intervenientes. O recurso a níveis de referência de diagnóstico (NRD) pode ser uma ferramenta profícua para promover a otimização de dose. O principal objetivo deste estudo consistiu em investigar as doses de exposição, determinando os NRD.
Realizou-se um estudo institucional, transversal e retrospetivo, através da revisão dos procedimentos de estudos eletrofisiológicos de diagnóstico e/ou tratamento e de implantação de dispositivos cardíacos, realizados entre 23 de maio de 2018 e 19 de fevereiro de 2020. Os procedimentos foram distribuídos em grupos de acordo com a sua complexidade e aferidos os seus NRD para os descritores de dose Cumulative air kerma (CK, mGy) e Air kerma area product (PKA, mGy.cm2). Este estudo incluiu 516 procedimentos. Os NRD determinados foram: estudo eletrofisiológico de diagnóstico (12mGy e 3,5Gy.cm2); estudo eletrofisiológico com ablação em cavidades cardíacas direitas (62mGy e 20Gy.cm2); ou em cavidades cardíacas esquerdas (87,5mGy e 32Gy.cm2); ablação por fibrilhação auricular (103mGy e 34Gy.cm2); implantação de cardioversor-desfibrilhador ou pacemaker com um eletrocateter de fixação passiva (7mGy e 2,5Gy.cm2), ou ativa (10mGy e 3Gy.cm2), e com dois eletrocateteres de fixação passiva (9mGy e 3Gy.cm2), ou ativa (15mGy e 4,5Gy.cm2), ou um ativo e um passivo (12mGy e 4Gy.cm2); implantação de dispositivo de ressincronização cardíaca (158,5mGy e 35Gy.cm2) ou upgrade (98mGy e 36Gy.cm2). Os procedimentos mais complexos foram os que apresentaram os NRD mais elevados.
Verificou-se que a maioria dos NRD determinados se situa abaixo dos valores publicados na literatura.

Publicado
2021-07-19
Secção
Artigos Científicos