Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa

  • Rui Almeida Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / APIMR / CICS.NOVA.UÉvora https://orcid.org/0000-0001-7524-9669
  • Carlos Silva CICS.NOVA.UÉvora
  • Bianca Vicente Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Universidade de Huelva
  • António Abrantes Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / CICS.NOVA.UÉvora
  • Dulce Miranda Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, Universidade de Huelva
Palavras-chave: Educação, Formação Contínua, Aprendizagem baseada em jogos, Sala de Aula invertida, e-Learning

Resumo

O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva pós-pandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores.
A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.

Publicado
2021-07-19
Secção
Artigos Científicos