Análise da exposição radiológica sazonal: da utilização de recursos à exposição individual

  • Diana Alves Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto
  • Milton Santos Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
  • Nelson Rocha Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Imagiologia, Metadados DICOM, Dicoogle, Qualidade de prestação de cuidados

Resumo

Os dados produzidos pelos equipamentos das diferentes modalidades imagiológicas podem ser utilizados em métricas de produtividade para otimização da eficiência dos prestadores de cuidados no âmbito da Imagiologia. O principal objetivo deste estudo foi o de caracterizar a utilização de recursos imagiológicos ao longo do tempo assim como o contributo das diferentes modalidades para a exposição da população à radiação ionizante, com base nos metadados DICOM.

Foi realizado um estudo exploratório utilizando a metainformação contida nas imagens pertencentes a estudos armazenados no PACS de um centro hospitalar durante o período de um ano. A recolha de dados foi realizada através da indexação de 4 discos rígidos NL (Near Line) recorrendo à aplicação - Dicoogle. A amostra final foi constituída por 115018 pacientes e 176169 estudos realizados no âmbito de seis modalidades imagiológicas. A análise sazonal caracterizou a variação da afluência de pacientes ao serviço de Imagiologia durante o período de estudo. O mês de janeiro registou maior afluência para quatro das seis
modalidades analisadas. A análise da utilização dos recursos de imagem médica identificou o equipamento responsável pela realização do maior número de exames em cada modalidade.

A consolidação dos resultados obtidos permitiu caracterizar a variação anual da utilização dos
diferentes equipamentos e afluência de pacientes ao serviço de Imagiologia, assim como contribuir para a
identificação de oportunidades de melhoria da prestação de cuidados no âmbito da exposição à radiação ionizante.

Publicado
2022-07-20
Secção
Artigos Científicos