Ressonância Magnética no estudo do Locus Coeruleus e a relação com o processo cognitivo de atenção: revisão sistemática

  • Margarida Bulhões Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
  • Maria Margarida Ribeiro Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
  • Luísa Veiga Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Palavras-chave: Ressonância Magnética, Locus Coeruleus, Noradrenalina, Atenção

Resumo

Introdução: A degeneração progressiva dos neurónios do Locus Coeruleus associada à diminuição de recetores adrenérgicos, alvos da Noradrenalina, conduz a uma diminuição da função cerebral, provocando uma baixa resposta hemodinâmica e atividade neuronal. A disfunção noradrenérgica pode, ainda, interromper a capacidade de monitorizar estímulos externos e alterar o processo cognitivo da atenção, como acontece na Doença de Alzheimer e na Doença de Parkinson.

Objetivos: A investigação procurou unir estudos estruturais e funcionais do Locus Coeruleus, incluindo estudos pupilométricos na avaliação da atenção seletiva visual, que atendessem à resposta cerebral bem como à progressão da doença, com a finalidade de correlacionar o processo cognitivo de atenção com a imagem obtida por Ressonância Magnética do Locus Coeruleus.

Materiais e Métodos: A estratégia de pesquisa foi desenvolvida para encontrar todos os potenciais artigos relevantes num conjunto de fontes, como: as bases de dados bibliográficas de biomedicina; bases de registos de ensaios clínicos randomizados e quase randomizados; repositórios científicos e sites agregadores de bases bibliográficas.

Resultados: Estudos que avaliaram o Locus Coeruleus por Ressonância Magnética demonstram variações morfológicas dependentes da idade e estudos funcionais, juntamente com testes pupilométricos, apresentaram alterações na neuromodulação percutindo-se na seletividade da atenção.

Conclusão: A compilação da análise dos estudos forneceu dados para o estudo do Locus Coeruleus e a relação com o processo cognitivo de atenção. Cientificamente, todos os aspetos morfológicos e funcionais sugerem possibilitar a análise da disfunção noradrenérgica sob o campo da imagem de Ressonância Magnética para compreender a incapacidade do Locus Coeruleus em monitorizar estímulos externos e alterar o processo cognitivo da atenção.

Publicado
2022-07-20
Secção
Artigos Científicos