MR-ONLY como imagem de referência na verificação do posicionamento em Radioterapia

  • João Marques Centro Clínico Champalimaud
  • Marco Caetano Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
  • Joep Stroom Centro Clínico Champalimaud
  • Carlo Greco Centro Clínico Champalimaud
Palavras-chave: Radioterapia, Registo, MR-Only, TC sintética

Resumo

Introdução: Os sistemas de planeamento utilizam a informação das densidades eletrónicas, necessárias para o cálculo de dose provenientes da TC. Uma tendência recente é o uso da RM como única modalidade, usando as imagens de RM para criar uma TC sintética. Um fluxo de trabalho no qual todas as etapas pré-tratamento são realizadas na RM é favorável. O objetivo do estudo é validar a técnica MR-Only como imagem de referência na verificação do posicionamento em Radioterapia.

Metodologia: Foram incluídos 13 doentes com tumor cerebral e 15 doentes com tumor retal, seguidos no Serviço de Radioterapia do Centro Clínico Champalimaud, de outubro de 2019 a junho de 2020. Com base no registo automático de 80 CBCT comparou-se os desvios entre as imagens da TC de planeamento e da TC sintética (MR-Only).

Resultados: No registo das imagens do reto, a variação que se obteve foi inferior a 1,4mm longitudinal, 1mm lateral e vertical. A variação nas translações foi de -0,2±0,3mm lateral, -0,3±0,4mm vertical e de     -0,4±0,7mm longitudinal. As rotações foram inferiores a 0,4º, sendo a variação verificada 0,0±0,2º pitch, 0,0±0,1º yaw e de 0,0±0,1º roll. No cérebro foi inferior a 1,3mm longitudinal, a 0,6mm vertical e a 0,4mm lateral. A variação verificada foi de -0,2±0,2mm lateral, -0,3±0,2mm vertical e de -0,4±0,5mm longitudinal. Nas rotações, obteve-se uma rotação máxima de 0,3º, sendo a variação verificada -0,2±0,1º pitch, 0,1±0,1º yaw e de 0,0±0,1º roll.

Conclusão: Foi validado o registo da imagem da TC sintética com a imagem de verificação CBCT. Os desvios encontrados nos registos entre a TC de planeamento e a TC sintética da RM sugerem que é justificado o uso da técnica MR-Only como imagem de referência.

Publicado
2022-07-20
Secção
Artigos Científicos