Ocorrência de Tromboembolismo Pulmonar em doentes infetados por SARS-CoV-2

  • Ilisito Ferreira Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
  • Carina Gonçalves Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
  • Cátia Félix Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
  • Mónica José Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
Palavras-chave: Angiotomografia, Covid-19, D-dímeros, Tromboembolismo Pulmonar

Resumo

Objetivo: Este estudo foi realizado com intuito de dar um contributo na investigação sobre a existência de uma relação entre Covid-19 e ocorrência de Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e teve como objetivo principal a descrição e análise do fenómeno da ocorrência de tromboembolismo pulmonar em doentes infetados por SARS-CoV-2 e compará-los com doentes Covid-19 negativo.

Materiais e métodos: Foi realizado um estudo descritivo retrospetivo de caso-controle, com base nos exames de Tomografia Computorizada (TC) com protocolo de Angio TC para TEP, que foram realizados no serviço de Imagiologia Geral do CHLN no período pré-Covid-19 entre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, e no período pandémico entre dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Resultados: Verificou-se que durante o período pandémico foram realizados 2025 TC do tórax na urgência Covid-19 dos quais 460 Angio TC com protocolo para TEP e na sala TC3 (sala reservada aos doentes do internamento Covid-19) foram realizados 616 TC do tórax dos quais 212 Angio TC com protocolo para TEP. No período pré-Covid-19 foram realizados 1231 TC do tórax dos quais 171 foram Angio TC com protocolo TEP.

Análise e Discussão: Na análise dos dados efetuada através do SPSS conclui-se que não houve um aumento de risco de ocorrência TEP em doentes Covid-19 que realizaram Angio TC pulmonar (ATCP) na urgência do CHLN, o internamento por Covid-19 não representou aumento do risco de ocorrência de TEP e que existiu uma associação positiva entre infeção por SARS-Cov-2 e D-dímeros elevados.

Publicado
2023-01-20