A Relação entre o Estilo de Vida e o Sucesso Académico dos Estudantes de Imagem Médica e Radioterapia

  • Nélia Gaudêncio Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro Hospitalar Universitário do Algarve
  • Sónia Isabel Rodrigues Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro Hospitalar Universitário do Algarve
  • Rui Pedro Almeida Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / CHRC / APIMR
  • Fábio Santos Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve
  • Luís Pedro Ribeiro Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra
  • António Abrantes Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / CICS.NOVA.UÉvora
  • Ana Catarina Bárbara Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro Hospitalar Universitário do Algarve
Palavras-chave: Estudantes, Sucesso Académico, Estilo de vida, Ensino Superior

Resumo

Objetivo: Avaliar a relação entre o estilo de vida (EV) dos estudantes do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMR) e o seu sucesso académico.

Materiais e Métodos: Os dados foram recolhidos através de um conjunto de instrumentos: questionário sociodemográfico, “Questionário de Estilos de Vida” e “Questionário de Caracterização de Estilo de Vida”,  ambos distribuídos on-line aos estudantes a frequentar os quatro anos curriculares do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, nas seis instituições universitárias públicas portuguesas.

Resultados: Os participantes no estudo foram estudantes de IMR (n=232), tendo-se encontrado uma relação estatisticamente positiva entre média de curso e as subescalas do questionário de estilos de vida:  estilo de vida (EV), Consumo de Substâncias (CS) e satisfação com o estilo de vida (SEV) (rho=0,180 e p=0,006), (rho=0,144 e p=0,028) e (rho=0,129 e p=0,050), respetivamente. Os resultados obtidos indicam que os estudantes de IMR estão em média satisfeitos com o seu estilo de vida, e que essa satisfação aumenta ao longo dos anos curriculares.

Conclusão: Com base nos resultados sugere-se uma intervenção ao nível dos componentes do Estilo de vida, nomeadamente, hábitos de sono e alimentares, pratica de exercício físico, gestão de tempo livre e relações interpessoais com família, amigos e colegas, potenciam o sucesso académico. No entanto, não descorar a influência de outros fatores, nomeadamente de natureza intrínseca e motivacional.

Biografias Autor

Nélia Gaudêncio, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Mestre, Professora Adjunta Convidada no Departamento de Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg),Técnica de Radiologia no Centro Hospital Universitário do Algarve

Sónia Isabel Rodrigues, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Mestre, Professora Adjunta Convidada no Departamento de Radiologia/ Imagem Médica e Radioterapia e Membro do Centro de Estudos em Saúde (CES) da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg),Técnica de Radiologia Especialista no Centro Hospital Universitário do Algarve

Rui Pedro Almeida, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / CHRC / APIMR

Doutor, Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg). Membro do Centro de Estudos em Saúde da ESSUAlg. Investigador Integrado no Comprehensive Health Research Center (CHRC). Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Imagiologia Médica e Radioterapia (APIMR). Licenciado em Radiologia, Mestre em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde e Doutor em Ciências da Saúde no ramo de especialização em Gestão da Qualidade Assistencial, Gestão Clínica e de Recursos

Fábio Santos, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve

Técnico de Radiologia. Licenciado em Imagem Médica e Radioterapia pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve

Luís Pedro Ribeiro, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra

Doutor, Professor no Departamento de Radiologia/ Imagem Médica e Radioterapia, Membro do Centro de Estudos em Saúde (CES) e Diretor da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg), Portugal. Membro do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra

António Abrantes, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / CICS.NOVA.UÉvora

Doutor, Membro da Direção do Observatório de Avaliação de Tecnologia - CICS.NOVA, Professor da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg), Director da Área Departamental de Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia e Membro do CICS.NOVA.UÉvora

Ana Catarina Bárbara, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Mestre, Professora Adjunta Convidada  no Departamento de Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg),Técnica de Radiologia no Centro Hospital Universitário do Algarve

Publicado
2023-07-28
Secção
Artigos Científicos