A Relação entre o Estilo de Vida e o Sucesso Académico dos Estudantes de Imagem Médica e Radioterapia
Resumo
Objetivo: Avaliar a relação entre o estilo de vida (EV) dos estudantes do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMR) e o seu sucesso académico.
Materiais e Métodos: Os dados foram recolhidos através de um conjunto de instrumentos: questionário sociodemográfico, “Questionário de Estilos de Vida” e “Questionário de Caracterização de Estilo de Vida”, ambos distribuídos on-line aos estudantes a frequentar os quatro anos curriculares do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, nas seis instituições universitárias públicas portuguesas.
Resultados: Os participantes no estudo foram estudantes de IMR (n=232), tendo-se encontrado uma relação estatisticamente positiva entre média de curso e as subescalas do questionário de estilos de vida: estilo de vida (EV), Consumo de Substâncias (CS) e satisfação com o estilo de vida (SEV) (rho=0,180 e p=0,006), (rho=0,144 e p=0,028) e (rho=0,129 e p=0,050), respetivamente. Os resultados obtidos indicam que os estudantes de IMR estão em média satisfeitos com o seu estilo de vida, e que essa satisfação aumenta ao longo dos anos curriculares.
Conclusão: Com base nos resultados sugere-se uma intervenção ao nível dos componentes do Estilo de vida, nomeadamente, hábitos de sono e alimentares, pratica de exercício físico, gestão de tempo livre e relações interpessoais com família, amigos e colegas, potenciam o sucesso académico. No entanto, não descorar a influência de outros fatores, nomeadamente de natureza intrínseca e motivacional.
Direitos de Autor (c) 2023 ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.